PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE CRIADORES DE TILÁPIA DE ITAPEBI VAI A FEIRA BAIANA DA AGRICULTURA FAMILIAR QUE SERÁ DESTAQUE NA FENAGRO 2019

Itapebi
20 de Novembro de 2019 11h11

(ASBASPE) através do Presidente Aroldo Barbosa, estará representando o município de Itapebi na 32ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro)

Twitter: @ItapebiAcontece

Fotos: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece

 

Representantes da Associação dos Pescadores Artesanais (ASBAPE) juntamente com seu presidente Aroldo Barbosa estarão mais uma vez na capital baiana expondo o trabalho dos associados no manuseio e projetos de aproveitamento nos peixes produzidos pela a associação em Itapebi, às margens do lago do Rio Jequitinhonha da barragem da hidrelétrica de Itapebi.

O senhor Aroldo Barbosa estará com stand da (ASBASPE) na 32ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) foi lançada, oficialmente, nesta segunda-feira (18) e terá como destaque a 10ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento acontece de 23 de novembro a 1º de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador.

Este ano, além dos produtos já conhecidos como as cervejas artesanais de umbu e de licuri, linguiça de tilápia, iogurte de café, umbu e licuri e licuri caramelizado, a feira traz novidades como cerveja de maracujá da Caatinga, iogurte de abacaxi, cosméticos feito à base de mel, drinks de café, chopp de licuri, de cupuaçu e de mel de cacau,  barras de chocolate com pimenta, gengibre e muito mais.

Imagem: Divulgação

 

Considerado o maior evento de comercialização da agricultura familiar do país, a feira é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA), e apresenta na capital cerca de 3 mil produtos, de mais de 400 empreendimentos de toda a Bahia.

Em um ambiente agradável, com 27 armazéns cenográficos, que trazem toda a riqueza genuinamente produzida por associações e cooperativas da agricultura familiar, o público visitante vai se sentir no interior baiano.

Fotos: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece

 

Benefícios da Tilápia

A tilápia cultivada (oriunda da atividade aquícola) vem continuamente ganhando espaço na mesa dos baianos do extremo sul e dos brasileiros por muitos motivos. O filé fresco apresenta uma carne branca de aparência atrativa, sem odor intenso, sem espinhos, de fácil digestão e uma grande versatilidade de preparo.

É uma rica fonte de proteínas, sendo excelente alternativa à carne vermelha. Por conter pouca gordura e, em particular, por conter alta proporção de gorduras saudáveis (gorduras insaturadas), a tilápia atrai especialmente pessoas que buscam equilibrar a alimentação para uma dieta saudável e adeptos do estilo de vida fitness.

A carne de tilápia contém vitaminas (D, A e B) e minerais (incluindo o cálcio, o iodo, o zinco, o ferro e o selênio), importantes para o bom funcionamento do corpo. Entre os benéficos proporcionados por seus nutrientes estão à saúde de ossos e dentes, auxílio na prevenção de doenças cardiovasculares, ação antioxidante e regeneradora de tecidos e músculos.

Em Itapebi

Fotos: Arnaldo Alves - Arquivo ItapebiAcontece

Itapebi cidade histórica "cidade Baixa"  ás margens do Rio Jequitinhonha. Foto: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece

 

O Portal Itapebiacontece, esteve às margens do lago onde é cultivado o pescado e conversou com Aroldo Barbosa, Presidente da Associação dos Pescadores Artesanais (ASBAPE), quando explicou que a parte mais apreciada da tilápia é o filé, no entanto, o filé de tilápia representa apenas 30% de cada peixe. Mas e os outros 70%? “Bom, hoje tudo do peixe pode ser aproveitado e gera lucro agregado. A começar pela escama que é aproveitada pela indústria de cosméticos. As tripas são aproveitadas pela indústria de rações. O couro de peixe é um dos elementos mais nobre da tilápia sendo aproveitada na indústria para fazer bolsas, calçados, acessórios e até na medicina para fazer implante de pele humana. Outro item aproveitado na tilápia é o osso que é usado para fazer a farinha de peixe utilizada na indústria de ração tendo seu preço equiparado com o filé, sem contar a gordura da tilápia que é usada também para fazer sabão liquido e em barra, que já está sendo fabricado de forma artesanal por dona Valdelice Oliveira Reis (popularmente conhecida como Nicinha), uma das associadas da  ASBAPE”. Concluiu Aroldo.

Fotos: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece

Nas feiras de piscicultura nos grandes centros do Brasil, empresas apresentam os maquinários para o processamento e aproveitamento de todo o peixe. Desde máquinas de tirar escamas, tirar as vísceras, descouradeira, filetadora, despolpadora para tirar carne que fica grudada no osso e que possibilita tirar 400 kg de carne de cada mil kg de carcaça, sendo que desta carne pode se fazer hambúrguer de peixes, linguiças, etc.

Fotos: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece

 

Barbosa disse que o objetivo da associação no futuro é adquirir uma dessas máquinas para o beneficiamento do pescado produzido pela associação Itapebiense.

Fotos: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece

 

Por: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece com informações SDR

 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

  • Nome: Edilson baptista
  • Comentário: Ola bom dia crio tilápia aqui em vale verde ,gostaria de saber se tem como comprar ração e alevinos junto com a sua associacao

26 de Abril de 2024 15h04

Falece no Rio de Janeiro Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos, vítima de câncer

Cantor estava internado em um hospital particular da capital fluminense

26 de Abril de 2024 11h04

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos

Pelas redes sociais, bombeiros informam que fogo foi controlado

26 de Abril de 2024 10h04

Fortaleza fez quatro: Boca não levava tantos gols de brasileiro havia 30 anos

Time argentino foi derrotado por 4 a 2 pelo Fortaleza nesta quinta-feira (25), na Arena Castelão, pela Copa Sul-Americana