Primeira Noite de Rock In Rio foi cheio de emoções

Geral
14 de Setembro de 2013 08h09

A primeira noite do Rock In Rio começou com a Orquestra Sinfônica Brasileira (já uma tradição do festival) tocando clássicos do rock, como Rolling Stones, Beatles e Kid Abelha. Depois foi a vez do tributo ao Cazuza "O Poeta Está Vivo", com p

Twitter: @ItapebiAcontece



Batidas marciais, piscadelas a Michael Jackson e um sexy “I love you Rio”, acenderam o show de Beyoncé no ápice de primeira noite de Rock in Rio. Entre as grandes turnês que passam por aqui, é a melhor, com o vozeirão da diva em destaque, sempre nos lembrando que Beyoncé tem tanto talento quanto tem corpo. 

O que, apesar de toda perfeição associada à cantora (sucesso, beleza, um casamento feliz com um dos maiores rappers de todos os tempos, Jay Z) consegue humanizar a figura de Beyoncé, diferenciando o seu show de rígidas e photoshopadas turnês como as de Katy Perry e Rihanna. “É um sonho estar aqui”, disse, em carregado sotaque afro-americano, após uma bela versão de End of Time, com uma coreografia de movimentos bruscos e sensuais, como o início de Smooth Criminal, de Michael Jackson (marcando o ritmo nas coxas, a cantora faz mais para incendiar uma multidão do que um poperô de David Guetta).

É difícil encontrar algum defeito na progressão de The Mrs. Carter Show, turnê que leva o sobrenome de Jay-Z (Shawn Carter), marido da cantora. Beyoncé esbanja suingue, e consegue manter uma aura digna mesmo ao rebolar em sincronia com suas dançarinas. O molho afro, maior responsável pela movimentação inconsciente de quase todos os quadris nesta primeira noite de Rock in Rio, é presença constante, em diversas permutações rítmicas.




As batidas são o resultado de colaborações entre craques como André 3000, Kanye West, The Dream. Dão ao show um fluxo mais elegante do que o que estamos acostumados, por serem a diáspora de diversos estilos de música negra que deságua sobre a contemporaneidade do hip hop. Ouvimos pedaços de Human Nature, de Michael Jackson, Love to Love You, de Donna Summer, e hip-hop impiedoso.


 

A velha dúvida do playback sempre surge em situações destas, mas, como provou em cadeia nacional ao cantar o hino americano após dúvidas sobre sua apresentação no Super Bowl deste ano, a voz é realmente tudo o que escutamos no disco.

E assim continua, por quase duas horas, mais uma volta olímpica de Beyoncé ao consolidar sua supremacia performática. Há algo de destemido, vitorioso nesta sagração de Queen B (como a chamam seus fãs), que parece dizer que não há limites para o sucesso. A forma física é impecável, a beleza é estonteante, um sorriso de 24 quilates e uma voz de melismas impecáveis consolidam uma fórmula pop esculpida à perfeição por Beyoncé em seus últimos discos. Isto, mesmo com uma set list com tantos lados B, quanto hits, que vai de batidas arrastadas à voz e violão sem parcimônia e sagazmente coloca os sucessos açucarados em momentos estratégicos. The Mrs. Carter Show também é um belo salve ao poder feminino, o que é curioso pois tanto em seu último disco, 4, quanto na turnê, a cantora declara amor e dependência a Jay-Z. Mas desde sua abertura com Run the World (Girls), que traduzida diz “garotas mandam no mundo”, à histórica Single Ladies, de I am… Sacha Fierce, transparece uma inesgotável fonte de força feminina. Curiosamente, o conceito da abertura do show, com Beyoncé vestida de Maria Antonieta, não diz tanto sobre esse aspecto quanto uma canção incorrigivelmente romântica como Countdown.


O modo de se dirigir à plateia também impressiona. Beyoncé consegue dar ordens “o show não acabou, vamos dançar”, e transparecer humildade quando conta de seus sonhos. No filme sobre a turnê, revela o quanto o palco é um lugar para encarnar desejos e estados de espírito.

ItapebiAcontece/Estadão
Fotos Montagem: Arnaldo Alves


Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

17 de Maio de 2024 09h05

Proibido pelo TCM pagamento de escritório de advocacia pela prefeita de cidade baiana

Prefeita deve abster-se de realizar novos pagamentos até o julgamento de mérito do processo.

17 de Maio de 2024 08h05

Foto de Gabigol, do Flamengo, com camisa do Corinthians vaza e viraliza nas redes

Nas redes sociais, surgiu foto do jogador do Rubro-Negro em ambiente com amigos

17 de Maio de 2024 08h05

Tony Ramos em repouso após cirurgia no cérebro para conter sangramento.

Ator de 75 anos passou por cirurgia para drenar coágulo