Sucos Ades retirados de supermercados em Salvador após contaminação por soda cáustica

Geral
20 de Março de 2013 14h03

A medida foi tomada após a decisão da Anvisa que suspende a fabricação, comercialização, distribuição e o consumo destes produtos no país

Foto: Reprodução

Sucos foram retirados de supermercado


 

Fiscais do Procon-BA apreenderam quase três mil unidades de sucos da marca Ades à vend em dois grandes supermercados em Salvador nesta quarta-feira (20). A medida foi tomada após a decisão da Anvisa que suspende a fabricação, comercialização, distribuição e o consumo destes produtos no país.

Os produtos estavam à venda nos supermercados G Barbosa e Hiper Bompreço, ambos no Iguatemi. Estão suspensos todos os lotes dos alimentos com soja, “produzidos pela linha TBA3G, na fábrica da empresa Unilever Brasil Industrial Ltda, em Pouso Alegre (MG).

A determinação ocorreu após uma falha no processo de higienização das máquinas da linha de produção, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza contendo soda cáustica, em um lote do produto com sabor maçã. Cerca de 14 pessoas passaram mal após consumir o produto.

Os produtos do lote AGB 25, fabricado em 25 de fevereiro de 2013, foram distribuídos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Porém, a determinação da Anvisa vale para todo o país.

Os fiscais recolherão os produtos Ades em outros estabelecimentos, segundo informou em nota. Para o superintendente do órgão, Ricardo Maurício Freire Soares, "a medida tem objetivo proteger os consumidores, quanto à utilização de produtos impróprios ao consumo, que possam afetar a saúde e segurança da população", disse na nota. Denúncias podem ser feitas através do e-mail[email protected].

Recall
Na semana passada, a Unilever anunciou recall de 96 unidades do suco Ades maçã de 1,5 litro fabricadas no dia 25/02/2013, do lote com as iniciais AGB 25. Segundo a empresa, houve uma alteração no conteúdo do envase devido a uma falha no processo de higienização, o que resultou no envasamento de solução de limpeza no lugar de suco. 

De acordo com nota emitida pela Unilever, o consumo dessa substância pode causar queimaduras. O lote que sofreu alteração foi distribuído nos Estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e Paraná.

Na ocasião do anúncio do recall, a empresa pediu que os consumidores que estivessem de posse de sucos desse lote não consumissem o produto e entrassem em contato com a Unilever pelo telefone 0800 707 0044, das 8h às 19h, ou pelo e-mail [email protected].

Unilever pode ser multada
A empresa Unilever Universal, fabricante de sucos da marca Ades, retirados do mercado depois que um lote apresentou contaminação por detergente, pode receber multa de até R$ 6 milhões do Ministério da Justiça, se ficar comprovado que a falha decorreu de negligência grave ou que a companhia violou normas do Código de Defesa do Consumidor

Produtos suspensos
A suspensão abrange todos os lotes dos produtos com os sabores de abacaxi, vitamina banana, cereais com mel, zero frapê de coco, chá verde com tangerina, zero laranja, chá verde com limão, zero maçã, chocolate clássico, zero original, chocolate com coco, zero pêssego, frapê de coco, zero vitamina banana, laranja, zero uva, maçã, laranja, manga, maracujá, melão, morango, uva, original, pêssego, shake morango.

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

19 de Maio de 2024 10h05

Igreja Senhor dos Passos se torna primeiro santuário urbano de Feira de Santana

Localizado estrategicamente no centro comercial da segunda maior cidade da Bahia, o novo santuário atrai a atenção de milhares de pessoas diariamente

19 de Maio de 2024 09h05

30 praias improprias para banho tem Salvador neste fim de semana

Índice de balneabilidade é medido pela densidades de bactérias fecais no local

18 de Maio de 2024 12h05

Tony Ramos se recupera bem após cirurgia, diz Denise Fraga: "Está falando e fazendo piada"

Ator foi internado na quinta-feira (16) e precisou passar por procedimento após sofrer sangramento no cérebro