Tropas vão continuar em área de conflito no sul da Bahia, diz Exército

Geral
15 de Março de 2014 11h03

Militares estão em bases de segurança perto de Una, Buerarema e Ilhéus. Prazo inicial de retirada seria nesta sexta-feira (14), mas será prorrogado.

Twitter: @ItapebiAcontece




As tropas do Exército vão continuar na área de conflito por terras entre índios e produtores rurais na região de Una, Buerarema e Ilhéus, no sul da Bahia, segundo informações da assessoria de imprensa em Salvador obtidas nesta sexta-feira (14).

Conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) no início da missão, as tropas ficariam na região somente até esta sexta-feira (14). A permanência da tropa vai ser publicada no DOU.

Uma parte das Forças Armadas que ocupava três bases de segurança deixoua região nesta semana. A quantidade da tropa que retorna da Bahia não foi informada.

As equipes foram encaminhadas à região em 14 de fevereiro, quando o governador Jaques Wagner recorreu à Garantia da Lei e Ordem (GLO) e passou ao governo federal a responsabilidade pela segurança pública na área do conflito.

Em fevereiro deste ano, cerca de 700 soldados desembarcaram na região de Buerarema para reforço da segurança, que estava sendo realizada pela Força Nacional.

Área de conflito
A localidade conhecida como Serra do Padeiro, entre Buerarema, Una e Ilhéus, é alvo de disputa entre índios e produtores rurais.

De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), indígenas estão ocupando fazendas na Terra Indígena Tupinambá de Olivença, que pertence aos índios Tupinambás.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) afirma que 300 indígenas Tupinambás participam das ações de ocupação das fazendas, que ficam em uma área de 47.376 hectares. Segundo o Cimi, a área foi reconhecida pela Funai e o processo estaria parado no Ministério da Justiça, o que teria motivado a ocupação das terras.


Itapebiacontece/G1

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

21 de Maio de 2024 11h05

Mais de 131 mil baianos negociaram R$ 705 mi em dívidas através do Desenrola Brasil

Programa de negociação de dívidas encerrou na segunda-feira (20) após cerca de 7 meses em operação

21 de Maio de 2024 11h05

Governo do Estado autoriza compra de veículos blindados táticos para Polícias Militar e Civil

Equipe, composta por integrantes da Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC) da Bahia, está na cidade de Ras al-Khaimah, visitando a sede da empresa fabricante do veículo.

21 de Maio de 2024 10h05

Megaoperação 'Fogo Amigo' desarticula organização criminosa que vendia armas para facções na Bahia, Pernambuco e Alagoas

18 presos, incluindo policiais militares, empresários e CACs, em ação conjunta da PF, MP-BA e outros órgãos