Turismo religioso atrai turistas

Geral
20 de Março de 2012 18h03

FLUXO CHEGA A 1,5 MILHÃO DE PESSOAS NA BAHIA; NO BRASIL A ÁREA JÁ É CONSOLIDADA

 

A busca por destinos de viagem religiosos tem crescido no Brasil e contribui cada vez mais para o incremento da economia de pequenos municípios. Esse é o caso da Bahia, que de acordo com os dados da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), chega a mais de 1,5 milhão de pessoas no fluxo global de turistas na Bahia. Dentre os eventos religiosos com o maior fluxo estariam as romarias de Bom Jesus da Lapa, na cidade de mesmo nome localizada às margens do Rio São Francisco, e a Festa da Boa Morte, em Cachoeira, no Recôncavo.

A procissão do 'Fogaréu' e os quatro dias de manifestações religioso-culturais que ocorrem no município de Serrinha, durante a Semana Santa, próximos dias 1 a 8 de abril, deve se tornar a maior atração desse segmento no Estado neste ano de 2012 vislumbra a Prefeito da cidade.

Para a Setur, o turismo religioso é responsável por cadeia produtiva em diversos municípios baianos. Em Bom Jesus da Lapa grande parte do comércio seria ligado ao setor. "Em Cachoeira, a Boa Morte contribui para ocupação hoteleira, com turistas nacionais e internacionais", informa a assessoria de imprensa da Setur. Segundo a Setur, outras manifestações importantes seriam a famosa procissão do 'Fogaréu', em Serrinha, além de Canudos, Monte Santo e o Santuário de Irmã Dulce em Salvador.

No Brasil a área também é consolidada, com exemplos máximos de Nossa Senhora de Aparecida, em São Paulo, e Juazeiro do Norte no Ceará. Em outros países a prática é comum e até secular, seja nas visitas ao Vaticano, em Roma, Itália, romarias à Lourdes, na França, à Fátima, em Portugal, ou ao Caminho de Santiago, entre França e Espanha que acontece há centenas de anos, na Galícia.

Itapebiacontece.com

Fonte 247 Bahia

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

26 de Abril de 2024 15h04

Falece no Rio de Janeiro Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos, vítima de câncer

Cantor estava internado em um hospital particular da capital fluminense

26 de Abril de 2024 11h04

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos

Pelas redes sociais, bombeiros informam que fogo foi controlado

26 de Abril de 2024 10h04

Fortaleza fez quatro: Boca não levava tantos gols de brasileiro havia 30 anos

Time argentino foi derrotado por 4 a 2 pelo Fortaleza nesta quinta-feira (25), na Arena Castelão, pela Copa Sul-Americana