UNEB vai sediar programa do Ministério Público de restauração florestal

Geral
28 de Fevereiro de 2012 10h02

Essas são ações previstas no contrato assinado nesta tarde (27) pelo reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, pelo promotor de Justiça Fábio Fernandes Corrêa, que representou o Ministério Público do Estado (MPE), e pelo presidente da Fundação José da Silveir

 

 

Cadastramento de matrizes de espécies ameaçadas de extinção, raras ou endêmicas, criação e implementação de um herbáreo, disponibilização de mudas de espécies nativas de boa qualidade e apoio a viveiros comunitários em Teixeira de Freitas.

Essas são ações previstas no contrato assinado nesta tarde (27) pelo reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, pelo promotor de Justiça Fábio Fernandes Corrêa, que representou o Ministério Público do Estado (MPE), e pelo presidente da Fundação José da Silveira, Geraldo Leite.

As atividades integram o programa Arboretum de Conservação e Restauração Florestal, do Núcleo Mata Atlântica, vinculado ao MPE. A UNEB vai ceder, em comodato, uma área de 30 hectares do Campus X da universidade, em Teixeira de Freitas, para a construção da unidade física do programa. Já a fundação vai gerir todo o projeto. O contrato tem validade de 30 anos.

Os recursos para a construção e manutenção da unidade serão custeados por duas empresas de celulose que assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), resultado de inquérito civil aberto em 2005 para apurar o uso de eucaliptos de áreas ambientalmente irregulares.

As duas empresas vão bancar até R$ 475 mil da obra e serão responsáveis por pagar R$ 50 mil mensais durante 10 anos, para a manutenção das atividades.

O programa Arboretum é tido como um dos maiores projetos de restauração florestal do Brasil.

“Este é um documento que assino com imenso prazer, sobretudo diante de sua importância”, pontuou o reitor da UNEB.

Diretor do Departamento de Educação (DEDC) do Campus X, Décio Bessa vê com bons olhos a construção de um herbário. “Para o curso de biologia, será de grande riqueza ter um centro como este funcionando dentro universidade”, disse.

A preservação da mata atlântica, objetivo maior do programa, foi ressaltada no discurso do promotor, um dos idealizadores do Arboretum.

“O bioma, que pode apresentar mais de 400 espécies em um único hectar, apresenta grande devastação e o quadro tende a se agravar”, observou Fábio Fernandes, que agradeceu o apoio e parceria da UNEB.

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

25 de Abril de 2024 17h04

Famílias beneficiadas: Governo anuncia isenção de impostos para 18 itens da cesta básica; veja a lista

Projeto de lei complementar da reforma tributária apresentado nesta quarta-feira (24) pelo governo

25 de Abril de 2024 11h04

Após reações nas redes sociais Tite explica motivo para poupar jogadores do Flamengo na Copa Libertadores

Treinador foi muito criticado por torcedores por não levar força máxima para o decisivo duelo contra o Bolívar-BOL, em La Paz

25 de Abril de 2024 10h04

Fome no Brasil: 3,2 milhões de lares sofrem com insegurança alimentar em 2023 (IBGE)

Regiões Norte e Nordeste registraram situação mais crítica que as demais regiões do país