Veracel e o Colégio Darwin encerram contrato culminando com o fechamento da unidade

Geral
22 de Novembro de 2013 18h11

O mais grave disso tudo, é o momento delicado em que sobrevive o empresariado local. A própria Veracel se queixa da falta do olhar das autoridades governamentais.(Foto: A Gazeta Bahia)

Twitter: @ItapebiAcontece

 
Foto: A Gazeta Bahia
Foto: A Gazeta Bahia
 


A direção do Colégio Darwin, unidade de Eunápolis anunciou na quarta-feira 20, o seu fechamento a partir de janeiro de 2014. A decisão surpreendeu a todos: pais e alunos. A direção do Colégio argumenta que o mesmo será fechado este ano, por conta do rompimento do convênio com a Veracel Celulose.

Nos bastidores a conversa é outra. A unidade de Eunápolis não estava dando lucros e a diretoria já ensaiava deixar a região. Outro ponto preponderante é a inadimplência. O Colégio tinha uma contrapartida da Veracel Celulose, que rompe o contrato, dificultando ainda mais o seu funcionamento.

O mais grave disso tudo, é o momento delicado em que sobrevive o empresariado local. A própria Veracel se queixa da falta do olhar das autoridades governamentais. A segunda unidade fabril prevista para ser construída no próximo ano, se esbarrou em inúmeras dificuldades.

Por outro lado, os movimentos sociais culminaram com inúmeros impasses afugentando os investidores internacionais e nacionais. Enfim, a empresa está cortando os investimentos no campo social, cortando contratos, obrigando muitas terceirizadas a deixarem o município.

Algo precisa ser revisto. As autoridades governamentais precisam interagir com a Veracel, sob pena, da situação se complicar ainda mais. A própria empresa precisa sair do enclausuramento e conversar de forma aberta com os prefeitos da região. Buscar entendimentos e mostrar a realidade.

Veracel esclarece sobre o fim da parceria com o Colégio Darwin

Em função da divulgação do Colégio Darwin sobre sua decisão de encerrar as atividades da instituição nos municípios de Eunápolis e Porto Seguro, a Veracel Celulose S.A. entende ser importante apresentar seu posicionamento sobre este tema uma vez que, por meio de uma parceria firmada com a empresa, foi viabilizada a instalação desta instituição de ensino na região em 2009.

O objetivo deste investimento foi de fortalecer a rede de ensino local, com este perfil de atendimento, beneficiando os dependentes de colaboradores da empresa e comunidade com mensalidades com valores atrativos em uma escola de renome nacional. Neste sentido, foi firmado um contrato entre as empresas Veracel e Darwin, no qual o fim do subsídio oferecido como incentivo estaria programado para 2016, já com previsão de diminuição anual.

No entanto, avaliando o benefício do investimento empenhado, três fatores são destaque:

· Após quase cinco anos de subsídio e com a regionalização de parte do corpo docente, o valor das mensalidades praticadas pelo Colégio Darwin são muito próximos, quando não superiores, aos das escolas de nível similar na região.

· Do total de alunos do Colégio Darwin, apenas 20 são dependentes de colaboradores Veracel, representando menos de 10% do efetivo nas duas cidades.

· O Colégio Darwin comunicou à Veracel a decisão de fechar a unidade Eunápolis sob alegação de inviabilidade financeira ao final deste ano, mantendo apenas a de Porto Seguro.

Diante disso, a Veracel reavaliou esta parceria e decidiu antecipar o encerramento, entendo que nenhum dos objetivos iniciais estaria atendido nestas condições. Dentro dos prazos solicitados pelo Darwin - para favorecer a busca de solução para pais, alunos e docentes - a Veracel divulgou sua decisão aos dirigentes do Colégio.

Por fim, a Veracel estará acompanhando este processo até seu encerramento, acreditando naquilo que o Colégio Darwin apresenta e se compromete neste processo de desmobilização.

Qualquer dúvida, crítica ou sugestão pode ser encaminhada à empresa por meio do Sistema Fale Conosco, acessando o site da empresa www.veracel.com.br.




Itapebiacontece/ A Gazeta Bahia


Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

16 de Maio de 2024 12h05

Silvio Luiz, lendário narrador esportivo, morre aos 89 anos em SP

Segundo o Hospital Oswaldo Cruz, onde ele estava internado desde o dia 8 de maio, narrador faleceu às 9h40 desta quinta (16), em decorrência de falência de múltiplos órgãos.

16 de Maio de 2024 11h05

Homem é alvejado pela janela de sua casa enquanto dormia durante a madrugada desta quinta-feira(16)

Vizinhos ouviram os barulhos e arrombaram a porta da casa para socorrer a vítima; felizmente criança que dormia em outro quarto não foi atingida

16 de Maio de 2024 10h05

São Paulo: Antero Greco, ícone do jornalismo esportivo, falece aos 69 anos.

Apresentador lutava contra um tumor cerebral desde junho de 2022