O trajeto inclui ainda escalas em portos brasileiros como Suape, Salvador e Santos.

Foto: Tauan Alencar/MME
O porto do Pecém iniciou uma nova rota marítima que ligará diretamente o Brasil aos principais portos da Ásia, reduzindo o tempo de transporte de 60 para 30 dias. Operada pela MSC em parceria com a APM Terminals, a rota passará por países como China, Coreia do Sul, Índia e Singapura, cruzando o Canal do Panamá até chegar ao Ceará. O trajeto inclui ainda escalas em portos brasileiros como Suape, Salvador e Santos.
Com a mudança, o prazo de entrega para exportações feitas a partir do Ceará será encurtado em até 14 dias, beneficiando especialmente produtos perecíveis e cargas do comércio eletrônico. A operação pode elevar o volume de contêineres em até 10%, com incremento de 1.200 unidades por semana. O presidente do Complexo do Pecém, Max Quintino, estima aumento de importações e competitividade no comércio exterior.
O anúncio ocorre em um contexto de tensões comerciais entre China e Estados Unidos, conferindo valor estratégico à nova ligação marítima. A medida deverá impulsionar setores como o polo automotivo do Ceará, que começará a montar veículos elétricos de origem chinesa em novembro, e atrair investimentos de até R$ 2,5 bilhões.
ItapebiAcontece – Metro1
Deixe uma resposta