Obras da Fiol devem ser retomadas com nova empresa definida.

1 25

ANTT define Bahia Ferrovias para concluir obras paralisadas do Trecho 1 da  Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), entre Caetité e Ilhéus, na Bahia.

2 20

Imagens: Reprodução web

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou que a Bahia Ferrovias S.A. será a responsável por finalizar as obras do Trecho 1 da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), entre Caetité e Ilhéus, na Bahia. Os trabalhos estavam suspensos desde 1º de abril, quando 75% do projeto já havia sido concluído.

A subconcessionária executará o restante da intervenção entre o km 1145+885 e km 968+430 do Lote 4F, impactando os municípios de Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio. Estão previstas a construção de pátios de cruzamento, desvios, remanejamento de linhas de transmissão, passagens para gado e veículos, além de pontes e viadutos.

A paralisação ocorreu após a rescisão contratual entre a Bahia Mineração (Bamin), anteriormente responsável pela obra com um investimento de R$ 784 milhões, e a construtora Prumo Engenharia.

O Trecho 1 da Fiol, com 537 quilômetros de extensão e passando por 19 municípios baianos, foi o primeiro projeto anunciado por Lula no Novo PAC. A expectativa inicial da Bamin era concluir a etapa até 2027, mas o presidente solicitou agilidade para a entrega em 2026.

ItapebiAcontece