A Polícia Federal investiga um suposto esquema de fraude previdenciária envolvendo a concessão indevida de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para pessoas que se passam por indígenas na Bahia. — Foto: Polícia Federal
Investigação desarticula fraude apelidada de “Green Card Pataxó”, que usava declarações falsas para obter aposentadorias e salários-maternidade.

– Foto: Divulgação
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (28), a Operação Monã para combater um esquema de fraudes previdenciárias em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia. A ação mira pessoas que estariam se passando por indígenas para garantir benefícios ilegais junto ao INSS.
A operação é realizada em conjunto com a Inteligência do Ministério da Previdência Social e a Força Nacional.
O esquema “Green Card Pataxó”
Segundo a Polícia Federal, o grupo utilizava declarações falsas de identidade indígena para obter benefícios como aposentadoria rural e salário-maternidade. O esquema era ironicamente chamado pelos envolvidos de “Green Card Pataxó”.
Para dar aparência de legalidade à fraude, os golpistas assinavam documentos que acabavam sendo validados pela Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas). Após a concessão do benefício, o grupo contratava empréstimos consignados e dividia o dinheiro entre os fraudadores.
Buscas e Apreensões
Durante o cumprimento de três mandados de busca e apreensão, os agentes encontraram:
Documentos e dispositivos eletrônicos para análise;
Armas de fogo e munições de calibre restrito.
Todo o material foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal em Porto Seguro.
Próximos passos
Os envolvidos estão sendo investigados e, caso as fraudes sejam comprovadas, poderão responder pelos crimes de:
Estelionato qualificado (crime contra a assistência social);
Associação criminosa.
A investigação agora busca identificar se houve participação de servidores públicos ou lideranças no processo de validação das declarações falsas.
ItapebiAcontece






Deixe uma resposta