Professores transformam vidas: homenagem à inesquecível Eloina “Lóia” Moraes Porto

1 40

Imagens: Reprodução web

Professores: dedicação que transforma vidas além da sala de aula.

Imagem do WhatsApp de 2025 10 15 as 10.15.32 14264b8d 1

Eloina Moraes Porto “Professora Loia” – (foto acervo pessoal)

Hoje é dia de celebrar aqueles que dedicam suas vidas a ensinar e inspirar. E para mim, essa homenagem especial vai para a querida professora Eloina Moraes Porto, carinhosamente conhecida como “Lóia”. No início de 1968, quando ainda atendia pelo nome de solteira, Eloina Vieira Moraes, ela foi minha primeira professora na Escola Municipal de Itapebi, que era localizada no (sempre verde) hoje; Praça 2 de Julho.

Sem titulo 3

Embora eu tenha sido alfabetizado em casa pelos meus tios, Amilton e “Zupinha”, foi a professora Lóia quem me mostrou que a educação é uma verdadeira aventura. Cada letra, cada número, era um passo em direção a um mundo novo.

Agradeço a ela por cada explicação paciente, cada sorriso e, principalmente, por me ensinar que acreditar em si mesmo é tão importante quanto aprender o conteúdo. Ainda hoje me lembro de sua inesquecível pergunta:

“Qual a cor do cavalo branco de Napoleão?”

Com seu jeito firme e cuidadoso, nos ensinava que a cor é sempre no feminino e singular — e que a resposta correta é, claro, “branca”.

Obrigado, professora Lóia, pelos ensinamentos que ajudaram a moldar quem sou hoje. Que Deus continue a abençoá-la, mantendo sempre sua força, beleza e gentileza.

7 1

Os professores têm o poder de transformar vidas. Sua missão é mudar destinos e deixar marcas que ultrapassam as paredes da sala de aula. Como diz o ditado: “Ser professor é desenhar caminhos no desconhecido, guiando cada aluno com paciência até o brilho do conhecimento.”

Feliz Dia dos Professores a todos aqueles que, assim como a professora “Lóia”, dedicam suas vidas a ensinar e inspirar.

Imagem do WhatsApp de 2025 10 15 as 10.15.32 14264b8d 2

Feliz tudo!

Arnaldo Alves – ItapebiAcontece