Projeto da Ponte Salvador–Itaparica recebe sinal verde de Lula

03 2

Imagens: Reprodução web

Ponte Salvador-Itaparica ganha prioridade com decreto de Lula

02 5

A tão aguardada inclusão da Ponte Salvador-Itaparica no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República foi oficializada nesta segunda-feira, 22, por meio de um decreto. A medida, que estava em espera desde o início do mês, garante que o empreendimento se torne uma prioridade para o governo federal.

Com essa qualificação, a obra terá agilidade em processos de licenciamento, obtenção de financiamento e pode até mesmo receber recursos da União, já que também está no Novo PAC.

Impacto econômico e social

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, ressaltou a importância estratégica da ponte. “O projeto tem potencial para transformar a mobilidade e a economia regional, encurtando distâncias, facilitando o escoamento da produção e incentivando o turismo no litoral baiano”, afirmou. Costa destacou ainda que a obra deve gerar milhares de empregos e impulsionar o turismo na região.

Cronograma das obras

As obras da ponte, com um investimento total de R$ 10,6 bilhões, estão previstas para começar em junho de 2026, com conclusão em junho de 2031. A estrutura terá 12,4 km de extensão, tornando-se a maior da América Latina sobre a água. Além da ponte, o projeto inclui a construção de novos túneis, viadutos e a duplicação de trechos da BA-001.

ItapebiAcontece