Saúde de Bolsonaro: Após cirurgia para conter soluços, ex-presidente fará endoscopia nesta quarta (31)

1 113

O ex-presidente Jair Bolsonaro. — Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

“De acordo com o boletim médico oficial, o procedimento ocorreu conforme o planejado e sem imprevistos. A equipe ressaltou que a oscilação na pressão arterial do ex-presidente após a cirurgia já era esperada pelos especialistas.”

1.7

O ex-presidente Jair Bolsonaro segue sob cuidados médicos no hospital DF Star, em Brasília. Após passar por uma cirurgia nesta terça-feira (30) para tentar controlar uma crise persistente de soluços, ele deve ser submetido a uma endoscopia digestiva ainda nesta quarta-feira (31).

Detalhes do Procedimento

Esta foi a terceira intervenção realizada para bloquear o nervo frênico (responsável pelo controle do diafragma). Segundo o boletim médico oficial, a cirurgia transcorreu sem intercorrências. Houve um registro de alta na pressão arterial, porém, a equipe médica ressaltou que a oscilação já era esperada e está dentro da normalidade para o pós-operatório.

VOCÊ SABIA? O que é o Nervo Frênico? É o nervo responsável por enviar mensagens do cérebro para o diafragma (o músculo que nos faz respirar). Quando esse nervo fica irritado ou estimulado de forma errada, ele causa as contrações involuntárias que conhecemos como soluços. No caso do ex-presidente, a cirurgia serve para “bloquear” essa irritação e parar as crises.

Além do acompanhamento cirúrgico, Bolsonaro realiza:

  • Fisioterapia respiratória: Para fortalecer a capacidade pulmonar;
  • Tratamento de apneia: Uso de equipamento específico durante o sono.

Histórico e Previsão de Alta

Bolsonaro está hospitalizado desde a véspera de Natal, quando operou uma hérnia. A previsão inicial de alta é para esta quinta-feira, mas o prazo pode ser estendido caso os episódios de soluço retornem.

Contexto Jurídico

Vale lembrar que o ex-presidente cumpre sentença em regime fechado na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, após condenação pelo STF no caso da trama golpista. A internação hospitalar foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, após perícia da Polícia Federal confirmar a necessidade da intervenção médica.

ItapebiAcontece / Stúdio Salvador – Informações: CBN