4ª Sessão Ordinária: Clima de tranquilidade frustra expectativa de polêmicas na Câmara de Itapebi

12 2

Fotos: Arnaldo Alves – ItapebiAcontece

Câmara de Itapebi: 4ª Sessão Ordinária transcorre sem debates sobre polêmicas recentes.

4

A 4ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itapebi, realizada nesta terça-feira (28 de abril de 2026), foi marcada por um clima de tranquilidade que destoou das expectativas de grande parte da população e dos meios políticos locais.

Havia uma forte expectativa de que o Legislativo abordasse os episódios que levaram ao cancelamento da sessão anterior, que teria sido motivado por denúncias de ofensas morais proferidas por um vereador contra uma colega. O caso, amplamente comentado nos bastidores, chegou a levantar questionamentos sobre uma possível abertura de processo por quebra de decoro parlamentar. No entanto, o assunto não foi pauta da sessão desta semana.

5 2

Foco na Burocracia

A reunião transcorreu de forma estritamente protocolar, com a pauta voltada para trâmites administrativos internos, a discussão de um projeto e a leitura de uma indicação. Diferente do esperado, não houve o clima de “embate” ou debates acalorados sobre as polêmicas recentes.

Nota importante:

Vale ressaltar que, regimentalmente, uma indicação trata-se de uma sugestão do parlamentar ao Poder Executivo e não depende de votação em plenário, sendo encaminhada diretamente à secretaria municipal competente para análise.

Pronunciamentos e Solidariedade

1 4

Estiveram presentes os vereadores Cid Lima, Eduardo Barbosa de Andrade Junior, Jeferson Silveira da Silva, Leonardo Ribeiro dos Santos, Vagner Santos do Carmo e Valéria Barbosa de Jesus.

Durante o espaço de fala dos parlamentares, o ponto de destaque foi o pronunciamento da vereadora Valéria Barbosa de Jesus. Ela relatou estar sofrendo perseguição por parte de uma secretaria municipal, o que estaria dificultando a prestação de serviços à comunidade, especialmente no que tange ao encaminhamento de pacientes para tratamentos de saúde em outros municípios.

Os demais vereadores presentes manifestaram solidariedade à colega diante das dificuldades relatadas. Em um contraponto notado pelos presentes, o presidente da Casa fez questão de elogiar o trabalho da secretária da pasta citada, mantendo o tom diplomático do encontro.

O ItapebiAcontece segue acompanhando os desdobramentos dos trabalhos legislativos e as questões que afetam diretamente o dia a dia da população de Itapebi.

Destaques da Pauta:

Projeto de Lei do Executivo (PLE): PROJETO DE LEI 09/2026 – ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI MUNICIPAL Nº 457/2002 (CÓDIGO TRIBUTÁRIO E DE RENDAS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI), PARA DISPOR SOBRE A ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA E OS JUROS DE MORA DOS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS MUNICIPAIS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A matéria, enviada pelo prefeito, entrou na pauta para leitura inicial e segue agora para análise das comissões temáticas antes de ir a votação.

Indicação de Vereador:

 INDICAÇÃO 02 /2026, VEREADOR PAULO HENRIQUE NASCIMENTO ALMEIDA – Construção de uma ponte no distrito de Ventania, no trecho que liga o campo de futebol ao Bairro Novo. Propositura que sugere ao Poder Executivo.

ItapebiAcontece.