Foto: MPBA
Duas prisões e 373 pássaros resgatados na operação ninho de falcão.

Animais eram enviados para um receptador em Pernambuco – Foto: MPBA
Uma grande operação conjunta entre os Ministérios Públicos da Bahia (MPBA), Alagoas (MPAL) e Pernambuco (MPPE) desarticulou, nesta terça-feira (12), uma rede criminosa especializada no tráfico interestadual de animais silvestres. A ação, batizada de Operação Ninho de Falcão, resultou na prisão em flagrante de duas pessoas em Medeiros Neto, no Extremo Sul baiano.
O Flagrante em Medeiros Neto
Os suspeitos foram interceptados no exato momento em que preparavam o transporte de 373 aves. Segundo as investigações, que já duravam mais de um ano, o grupo operava com uma logística organizada para maximizar o lucro: os animais eram capturados na Bahia e enviados para receptadores em Pernambuco.
Entre as espécies resgatadas pela polícia estavam:
Canários-da-terra e Papa-capins;
Cardeais e Azulões;
Trinca-ferros, Periquitos e Corrupiões.
Investigação e Rede Criminosa
O principal investigado na Bahia é apontado como o responsável pela captura de milhares de espécimes, contando com o apoio de uma rede criminosa para o escoamento dos animais. Além das prisões na Bahia, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Jaboatão dos Guararapes (PE).

Foto: MPBA
Os dois homens detidos já possuem antecedentes criminais pelo mesmo crime de tráfico de animais silvestres, o que reforça o perfil de reincidência da organização.
Forças de Segurança
A operação foi coordenada pelos GAECOs dos três estados, com apoio do CEAMA (MPBA). No terreno, a ação contou com a atuação decisiva de equipes da região:
CIPPA/Porto Seguro (Polícia Ambiental);
44ª CIPM/Medeiros Neto.
Os animais resgatados deverão passar por triagem e, após avaliação de profissionais, serão devolvidos à natureza ou encaminhados a centros de triagem de animais silvestres (CETAS).
ItapebiAcontece






Deixe uma resposta