Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece
Vereadores aprovam Lei de Diretrizes Orçamentárias e entram em recesso em Itapebi.

Na última terça-feira (16), a Câmara Municipal de Itapebi realizou a 8ª Sessão Ordinária, marcando o encerramento das atividades do primeiro semestre legislativo. Com a presença de 7 dos 9 vereadores, o plenário aprovou o Projeto de Lei nº 012/2026, de autoria do Poder Executivo, que estabelece as Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2027.
Os vereadores realizaram um esforço concentrado para promover a chamada “limpeza de pauta”. Com a aprovação da LDO — instrumento fundamental que define metas e prioridades para a aplicação dos recursos públicos no próximo ano —, o Legislativo encerra a primeira metade do ano com os trabalhos rigorosamente em dia, cumprindo todos os prazos legais.
Demandas para a Cidade

Além do Orçamento, a sessão foi marcada pela apresentação de quatro importantes Indicações de autoria do vereador Eduardo Barbosa de Andrade Jr. (PSB), buscando melhorias estruturais e de zeladoria para Itapebi:
Indicação 07/2026: Solicita o fechamento provisório e urgente da frente da quadra poliesportiva na Travessa Itagimirim (com tapumes ou telhas de zinco), para impedir o acesso do público até que a obra seja concluída.
Indicação 08/2026: Pede a limpeza geral, capina e aplicação de herbicida nas dependências do Cemitério Municipal.
Indicação 09/2026: Reivindica urgência na varrição, limpeza e retirada de resíduos (folhas e entulhos) nas áreas interna e externa do Posto de Saúde Joathan Cardoso Ribeiro, na Cidade Baixa.
Indicação 10/2026: Solicita pavimentação/calçamento da atual Travessa Rodovia Belmonte, propondo ainda a alteração de seu nome oficial para Rua Vereador Deraldo Rocha Barbosa.
Discursos e Cobrança aos Secretários

O espaço de pronunciamentos foi marcado por um tom de cobrança. O vereador Leo de Noeme (MDB) utilizou o púlpito para endossar as recentes críticas feitas pelo prefeito Isan Botelho, referentes à ausência de secretários municipais na sessão anterior, que votou o aumento salarial dos servidores.
“Quando uma oportunidade nos é dada na vida, devemos valorizá-la, ainda mais quando é para ser secretário municipal. O bom secretário atende o vereador, a comunidade e as necessidades do prefeito. Façam valer a oportunidade, representem nossa população, mostrem por que vocês são secretários”,declarou Leo.
Ainda em sua fala, o parlamentar elogiou a trajetória do atual presidente da Câmara, Cid Lima, lembrando a parceria entre eles e a confiança depositada em Cid tanto pelo ex-prefeito Peba quanto na atual gestão do prefeito Isan.“Se o senhor tivesse a oportunidade de ter um cargo de secretário, saberia fazer valer a pena”, pontuou Leo de Noeme, mantendo a postura crítica em relação a ausência dos secretários na sessão anterior onde fora votado e aprovado o aumento nos proventos dos servidores.
Recesso e Confraternização

Ao final da sessão, os parlamentares se despediram desejando um recesso tranquilo a todos, com a expectativa de retornarem em agosto com as “baterias recarregadas” para os próximos seis meses de trabalho.

Após os compromissos no plenário, o clima de cobrança deu lugar à harmonia institucional. Foi realizado um jantar de confraternização reunindo vereadores, o prefeito Isan Botelho, secretários e prestadores de serviço da Câmara. O encontro aconteceu na residência do vereador Paulo Henrique do Nascimento Almeida, o “Paulo Mão de Quiabo” (Avante).
Por: Arnaldo Alves – ItapebiAcontece






Deixe uma resposta