Imagens: Reprodução web
País integra grupo de 21 nações com salto de mais de 20% nos casos de HIV, aponta Unaids; estudo, porém, reconhece avanços na prevenção.

O Brasil entrou para a lista dos 21 países onde os novos casos de HIV registraram um aumento superior a 20% desde 2010. O dado vai na contramão da tendência global, já que o mundo teve uma redução de 42% no mesmo período. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (31) pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), durante a Conferência Internacional da AIDS (AIDS 2026), realizada no Rio de Janeiro.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país notificou 39,2 mil novos casos da doença em 2024 — um salto de 21,9% em comparação com uma década atrás.
Apesar do alerta na alta de infecções, o relatório internacional aponta avanços importantes no país, como o crescimento de 41% no acesso a medicamentos preventivos. Além disso, o Brasil conquistou em 2025 a certificação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) pela eliminação da transmissão vertical do HIV (passada de mãe para filho durante a gestação ou parto).
ItapebiAcontece






Deixe uma resposta