ITAPEBI:SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO E GOVERNO QUER FECHAR QUATRO ESCOLAS DO MUNICÍPIO

Geral
15 de Janeiro de 2015 19h01

Escolas que poderão ser fechadas em Itapebi: Escola Tia Rita, (172 alunos), Municipalizada desde 1993 (antes mantida pela loja maçônica 16 de Julho); Escola Almir José Stolze, inaugurada no ano de 1988, (170 alunos); Creche São José Operário, (72 alunos p

Twitter: @ItapebiAcontece




Decidido a enfrentar todas as questões polêmicas deste que será o terceiro ano de uma administração cheia de descasos, o secretário de administração e governo, Florisvaldo da Silva Nunes, hoje o prefeito de fato do município de Itapebi, caminha para fechar quatro das catorze escolas do município incluindo ai uma das creches.
A decisão, segundo informações, está motivada de acordo com o pensamento do secretário em promover economia sem consulta pública, nenhum critério ou estudo com relação ao fechamento destas escolas.




As escolas que possivelmente serão fechadas são: Escola tia Rita, Escola Municipal Almir José Stolze e Centro Educacional Professora Eloina Moraes Porto (CEPEMP), todas as escolas tradicionais no município de Itapebi e três delas com mais de 20 anos, inclusive o Grupo Escolar Almir José Stolze com 27 anos de inaugurado.





Itapebi hoje dispõe de sete escolas e duas creches na sede do município e cinco escolas nos distritos de Caiubi, Ventania e na Zona Rural perfazendo um total de doze unidades. Em todo o país o déficit na educação é muito grande, o único lugar que as escolas estão sendo fechadas em vez de ampliadas e construídas é no município de Itapebi. 
 Desde o início do Governo de Francisco Antônio Brito Filho já foram fechadas duas unidades de ensino, uma na cidade histórica, o Colégio Eulina Suzart e outra na zona rural, a Escola 13 de Maio.





 
Conheça as escolas que podem ser fechadas:

Escola Tia Rita (172 alunos) Municipalizada desde 1993 (antes mantida pela loja maçônica 16 de Julho).
Escola Almir José Stolze - inaugurada no ano de 1988. (170 alunos)
Creche São José Operário (72 alunos período integral).
Centro Educacional Eloina Moraes Porto inaugurada no ano de 2000 (480 alunos).





Segundo fontes, a sugestão do senhor secretário de administração e governo é ampliar a escola tia Rita em mais duas salas e pra lá transferir os alunos do colégio Eloina, como pode numa ampliação desta acomodar mais 500 alunos e a estrutura de salas de professores e banheiros para essas crianças e adolescentes? Como pode colocar o conteúdo de um copo de 500 ml em um copo de 260 ml?
“Claro que existem situações como poucos alunos por sala e o êxodo escolar; mas, essas questões precisam ser vistas com mais atenção, até porque, ainda, existem questões pouco claras como, por exemplo, a estrutura física destes colégios para onde querem fazer as transferências”.

Membros da sociedade abismada estão colhendo assinaturas nas ruas para entregar ao ministério público na esperança de que seja denunciada a justiça mais esse desserviço a este povo tão desassistido. A sociedade tem é que apelar para o ministério público, pois para a câmara de vereadores os “representantes do povo” em sua maioria, são omissos e coniventes com os descasos que vêm acontecendo no município.





 Em Entrevista...

O secretário de Educação Jurailton Abreu, recebeu a reportagem do ItapebiAcontece e quando perguntado sobre o fechamento das escolas justificou da seguinte forma;

“Por lei, haverá reordenamento das escolas devido à redução do número de alunos, estamos estudando uma forma de como deverá ser feito”.
 
Se ele confirmava o fechamento das escolas e creche...

“Ainda não confirmava porque o assunto está em análise e iria comunicar ao conselho de educação, conselho do Fundeb e o conselho tutelar sobre fazer ajuste porque desta forma não daria para pagar a folha dos funcionários da educação em dia”.
O Secretário disse ainda que hoje o numero de alunos caiu para em torno de 2200 no município e que o repasse dos recursos da educação também caiu porque é baseado no contingente de alunos informado pelo censo só que o número de professores continua o mesmo.

 
Sobre o fechamento da creche São José Operário.

“A creche não será fechada e sim os alunos serão remanejados para a escola Calundu e outros locais”.
 
Indagado porque uma creche com mais de 20 anos seria extinta de uma hora para outra, o secretário disse:

“O proprietário quer o imóvel de volta devido atraso nos pagamentos dos alugueis”.





Em Itapebi o descaso com a educação é tão grande que até as fachadas dos prédios públicos ainda estão com as mesmas pinturas do governo anterior; imaginem a limpeza dentro destes colégios? E esta administração já está entrando em seu terceiro ano.
Fontes ligadas a APLB disse que sobre o assunto do fechamento das escolas, ainda, se sabe muito pouco e que existe a necessidade de um processo de estudo e consulta popular para que se tome a decisão.
 
 
Arnaldo Alves / ItapebiAcontece
 
 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

01 de Maio de 2024 18h05

Legado dentro e fora da pista mantém Senna eterno, 30 anos após morte

História do tricampeão da Fórmula 1 inspira até quem não o viu correr

01 de Maio de 2024 16h05

Dia de São José: devotos rendem homenagem ao santo em Itapebi, com procissão e missa nesta quarta-feira (1º de Maio).

Nesta quarta-feira 1º de maio o Bispo da diocese, Dom José Edson Santana de Oliveira, celebrou a missa de encerramento da festividade iniciada com novenas no dia 22 ,até 30 de abril.

01 de Maio de 2024 08h05

Prefeito Peba e lideranças itapebienses e do estado lançam pré-candidatura de Isan a prefeito de Itapebi

O atual Prefeito “Peba” (Avante) garantiu apoio total e irrestrito à pré-candidatura de Isan Botelho.