Ex-comandante do Exército deixou claro a Bolsonaro que não participaria de golpe

Política
15 de Março de 2024 17h03

Em depoimento à Polícia Federal (PF), o general Freire Gomes disse que ex-presidente estudava minuta que embasaria ruptura democrática

Twitter: @arnaldofenix

General Freire GomesIsac Nóbrega/PR

O general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, afirmou, em depoimento à Polícia Federal (PF), que o então presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou hipóteses de utilização de instrumentos jurídicos como Garantia da Lei e da Ordem (GLO), Estado de Defesa e Estado de Sítio. Freire Gomes teria ainda alertado Bolsonaro que o Exército não participaria de um eventual golpe de Estado.

Freire Gomes informou à PF que, pelo que se recorda, o almirante Almir Garnier Santos, então comandante da Marinha, teria se colocado à disposição de Bolsonaro.

O relato de Freire Gomes corrobora o que o ex-comandante da Aeronáutica Carlos de Almeida Baptista Junior declarou aos investigadores. Em sua oitiva, Baptista Junior narrou que em uma reunião com Bolsonaro, Garnier colocou suas tropas à disposição do então chefe do Executivo para um possível golpe de Estado.

Freire Gomes relata ainda uma reunião no Palácio da Alvorada com Bolsonaro, os comandantes da Aeronáutica e da Marinha e o então ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira. No encontro, o assessor da Presidência da República Filipe Martins teria lido os fundamentos jurídicos de uma minuta que embasaria a ruptura democrática.

Após a leitura, Martins deixou o local e, logo em seguida, Bolsonaro disse aos comandantes das Forças que o documento estava em estudo.

Em nova reunião, também no Alvorada, Freire Gomes alega que ele e Baptista Junior, da Aeronáutica, manifestaram suas posições contrárias à minuta e afirmaram que o texto não teria suporte jurídico.

 

ItapebiAcontece - CNN

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

01 de Maio de 2024 18h05

Legado dentro e fora da pista mantém Senna eterno, 30 anos após morte

História do tricampeão da Fórmula 1 inspira até quem não o viu correr

01 de Maio de 2024 16h05

Dia de São José: devotos rendem homenagem ao santo em Itapebi, com procissão e missa nesta quarta-feira (1º de Maio).

Nesta quarta-feira 1º de maio o Bispo da diocese, Dom José Edson Santana de Oliveira, celebrou a missa de encerramento da festividade iniciada com novenas no dia 22 ,até 30 de abril.

01 de Maio de 2024 08h05

Prefeito Peba e lideranças itapebienses e do estado lançam pré-candidatura de Isan a prefeito de Itapebi

O atual Prefeito “Peba” (Avante) garantiu apoio total e irrestrito à pré-candidatura de Isan Botelho.