ITAPEBI: ASSOCIAÇÃO INAUGURA FÁBRICA DE CONFECÇÕES NO POVOADO DE VENTANIA

Geral
14 de Setembro de 2014 10h09

O projeto Ateliê de corte e costura no povoado de Ventania, visa promover a inclusão social, produtiva, para beneficiar um grupo de mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade composta por donas-de-casa sem oportunidade de trabalho e renda.

Twitter: @ItapebiAcontece


 
                                                                                                                                                           
Uma oficina de costura foi inaugurada, nesta sexta-feira (12), na sede da Associação Cultural dos pequenos Agricultores da Costa do Descobrimento, que tem como presidente a jovem Arlidriana Gomes Serqueira, (Ninha), entidade ligada ao Movimento da Resistencia Camponesa (MRC).




O projeto Ateliê de corte e costura no povoado de Ventania   visa promover a inclusão social, produtiva, para beneficiar um grupo de mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social composta por donas-de-casa sem oportunidade de trabalho e renda, melhorando a qualidade de vida das famílias envolvidas.




 A proposta de implantação dessa fábrica  de corte e costura é a formação de grupos de trabalho onde evidencia-se o público feminino em cursos profissionalizantes de corte e costura para aproveitamento posterior do quadro efetivo de funcionários da fábrica a partir dos mesmos  administrando a fábrica de forma sustentável economicamente desenvolvendo linhas de produção de vestuário, fardamentos do setor público e ou privado, eventos culturais regional, artigos de cama, mesa e banho,  artigos de decoração além do aproveitamento dos resíduos  têxteis que possam ser comercializados, gerar  renda e contribuir para o desenvolvimento das famílias inseridas na fábrica, da comunidade e região circunvizinha.





Esta fábrica foi implantada no distrito de Ventania com 12,5 x 50 m de área total com distância de 07 km da sede do município de Itapebi, cidade localizada no extremo Sul da Bahia, no território de identidade da costa do descobrimento região com predominância e mata atlântica, relevo plano com 2 km de distância do Rio Jequitinhonha e acesso através da Rodovia BR 101 os que maximizarão o escoamento produtivo da mesma.
O mercado atual de trabalho para pessoas de baixa escolaridade e em situação de risco social, (donas de casa que nunca trabalharam fora de casa), representam o perfil das sócias da Associação Cultural dos Pequenos Agricultores da Costa do Descobrimento.



 
 A região não possui empresas nesse setor de confecções o que viabiliza o mercado muito promissor, devido principalmente ao bom número de empresa de pequenas, médias e grande porte onde os trabalhadores utilizam uniformes que poderão ser confeccionados pela associação. “Foi idealizado para o povoado de Ventania a criação da associação e montar um projeto que gerasse emprego e renda para essa comunidade, população carente devido seus maridos e filhos irem embora para outros estados em busca de trabalho e suas esposas e filhos pequenos ficam sem ter uma fonte de renda, então surgiu a ideia de criar uma oficina de corte e costura para gerar trabalho e renda para essas mulheres”. Explicou Ninha a idealizadora do projeto. “ Já Enviamos o projeto para o governo do município, do estado e para algumas empresas privadas da região informando da possibilidade de confeccionar os uniformes escolares bem como também os fardamentos profissionais desta empresas e instituições”. Completou Ninha.




 
Os equipamentos foram conseguidos através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), dentro da pauta do movimento MRC. Hoje a associação já conta com 30 associados e haverá um estudo para delimitação do número neste projeto.
Segundo Ninha, Deverá acontecer extensão para o aproveitamento do que sobrar da confecção para ser passadas para outras associações a serem criadas para a área de artesanato ali mesmo no Povoado de Ventania.


 
 ItapebiAcontece / Com informações  da Associação.


 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

03 de Maio de 2024 17h05

Chuvas no RS: prefeitura evacua centro de Porto Alegre por cheia histórica do Rio Guaíba

Autoridades trabalham para resgatar moradores de áreas alagadas, com nível do rio podendo chegar a 5 metros na tarde desta sexta-feira (3)

03 de Maio de 2024 16h05

Execução brutal! Homem é morto dentro de casa por três encapuzados em Itapebi

Polícia busca autores de homicídio: Carro usado pelos criminosos já foi encontrado.

02 de Maio de 2024 15h05

Luto em Camacã: Motorista de ambulância morre em colisão com caminhão

A Comunidade camacanense lamenta morte de Romeu Seara Lima, Pai de Quatro, em Acidente