Itapebi; moradores reclamam da qualidade da água fornecida pela Embasa; “está causando disenteria e coceira no corpo”.

Geral
05 de Março de 2024 18h03

As ocorrências foram registradas tanto na cidade alta, bem como na cidade histórica “cidade baixa”.

Twitter: @arnaldofenix

A população de Itapebi, município do extremo sul baiano está preocupada com a qualidade da água fornecida pela Embasa no município. Segundo relatos, de algumas semanas para cá o fornecimento de água está acontecendo com cor escura e mau cheiro, além de muitas reclamações de disenteria e coceiras pelo corpo após banho.

De acordo com informações colhidas pela reportagem do ItapebiAcontece na vigilância sanitária, a ocorrência foi registrada tanto na cidade alta bem como na cidade histórica “cidade baixa”, de acordo com os documentos o departamento comunicou oficialmente a EMBASA logo em seguida.

A Reportagem procurou também a vigilância Sanitária onde informações através de nota fora passadas ao ItapebiAcontece.

Leia a Integra

“Recebido algumas denúncias logo após o período das chuvas em janeiro, referente à qualidade da água, de forma que em 01 de fevereiro encaminhei ofício para a Embasa pedindo parecer técnico sobre a potabilidade e qualidade da água em detrimento das diversas queixas recebidas em apenas dois dias, nos últimos dias de janeiro deste. Segue em anexo, tanto o ofício encaminhado quanto o retorno recebido. No relatório está tudo ok. Não satisfeita, fui pessoalmente conversar com o gerente Sr. Josoé, que me informou estarem procedendo da forma correta e sendo feitas as análises adequadamente para verificação da qualidade da água distribuída. Informou o uso dos produtos que são utilizados para tratar a água e em decorrência das chuvas muitas vezes às doses aplicadas dos produtos, são maiores para tentar melhorar a qualidade da mesma, porém estes geram alterações quanto ao odor, cor e reação na pele, como também no organismo. Seguimos, pois fiscalizando para evitar que aumente os casos.” Disse a Coordenadora do órgão através da nota.

Segundo os moradores das localidades, há semanas a água distribuída pela empresa tem apresentado coloração escura e cheiro forte, disenterias ânsia de vômitos, e, apesar das reclamações pelos órgãos do município, nada foi feito pela empresa. De acordo com as informações do Prefeito Juarez da Silva Oliveira, “Peba”, já foi reclamado para a gerência local Josué e  regional Damiralbo e os mesmos não deram atenção e resposta concreta para a comunidade de Itapebi e não informaram o porquê do problema. O Prefeito Juarez Oliveira "Peba" disse ainda que conversou na tarde desta terça-feira (5), com Luiz Eduardo em Salvador falando da situação de Itapebi e que o mesmo ficou de dar um posicionamento nesta quarta-feira ainda na parte da manhã.

A coordenação da vigilância epidemiológica informou ao Site ItapebiAcontece que diarreia e “dores de barriga” nas unidades de saúde e HPP - Nelson Moura Ferreira aumentou nas ultimas semanas

Uma senhora da cidade histórica disse a reportagem do ItapebiAcontece que após lavar a louça as vasilhas de plástico ficam escorregadias parecendo que tem gordura.

O que disse a EMBASA

Através de uma mensagem de WhatsApp, a Assessoria de Comunicação Embasa no Extremo Sul através da Jornalista Amanda Heitz, informa que a água distribuída no município de Itapebi segue dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Os clientes que estiverem notando problemas na qualidade da água do imóvel pode estar entrando em contato com a Embasa através dos canais de atendimento ao cliente.

Diante do exposto;

Ouvidoria da Embasa

A Ouvidoria da Embasa atua como um canal de relacionamento para os clientes / cidadãos e visa contribuir para o aprimoramento da prestação de serviços da Empresa.

Antes de acionar a Ouvidoria você deve utilizar os Canais de Relacionamento da Embasa (Teleatendimento - 0800 0555 195, Agência Virtual, App da Embasa ou Ponto Presencial de Atendimento) para solicitar serviços, atendimento, ou ainda, para questionar ou buscar esclarecimentos sobre eventuais dúvidas relativas a atendimento e/ou prestação de serviços. Para registrar uma demanda na Ouvidoria, será solicitado o número de protocolo já registrado nos Canais de Relacionamento.

Caso sua solicitação registrada nos Canais de Relacionamento da Embasa não seja atendida no prazo informado, a Ouvidoria poderá ser acionada por meio dos seguintes canais:

Internet

Através do site: www.ouvidoriageral.ba.gov.br, na opção Registro, o cidadão pode abrir a sua manifestação, sob a forma de reclamação, solicitação, elogio, denúncia, sugestão, pedido de informação ou recurso sobre um pedido de informação não atendido satisfatoriamente.

ItapebiAcontece

 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

  • Nome: Cássio
  • Comentário: Resumindo: Vamos seguir consumindo essa água com cor, cheiro e sabor (não potável).

02 de Maio de 2024 15h05

Luto em Camacã: Motorista de ambulância morre em colisão com caminhão

A Comunidade camacanense lamenta morte de Romeu Seara Lima, Pai de Quatro, em Acidente

02 de Maio de 2024 09h05

Tite admite Flamengo abaixo e comenta vaias da torcida: “Fico quieto”

Treinador avalia o desempenho do Rubro-Negro após a vitória sobre o Amazonas, no Maracanã, pela Copa do Brasil

02 de Maio de 2024 08h05

Brasileiro é autor de ataque a espada que matou menino de 14 anos em Londres

Polícia de Londres divulgou nesta quarta-feira a identidade do criminoso, Marcus Aurélio Arduini Monzo, de 36 anos.