Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece
Câmara de Itapebi concede Título de Cidadão ao Bispo Dom Edson e a Jânio Natal prefeito de Porto Seguro

A Câmara Municipal de Itapebi realizou, na manhã desta sexta-feira (22 de maio de 2026), a sua 2ª Sessão Solene do ano. O evento, marcado por momentos de forte emoção, fé e reconhecimento público, oficializou a entrega dos títulos de Cidadão Honorário de Itapebi ao bispo diocesano, Dom José Edson Santana de Oliveira, e ao atual prefeito de Porto Seguro e ex-parlamentar, Jânio Natal.

O plenário da Casa Legislativa ficou repleto de autoridades civis, militares, lideranças políticas locais e regionais, além de representantes religiosos e membros da comunidade itapebiense.
Entre as presenças de destaque, estiveram o prefeito de Itapebi, Isan do Nascimento Botelho, o presidente da Câmara, vereador Cid Silva, além dos vereadores Adelino Ferreira, Brizola, Júnior Ribeiro, Léo de Noeme, Paulo Mão de Quiabo, Vaguinha e Valéria. Também prestigiaram o evento a ex-vereadora Norma Queiroz e Vera Romana.
Homenagens à história e fé de Itapebi

A solenidade teve início com a leitura do edital de convocação e do Decreto Legislativo nº 002/2026, que formalizou as honrarias. Em seguida, o advogado Clemente Alexandrino Esteves emocionou o público ao resgatar a trajetória histórica do município, rendendo homenagens aos padroeiros da cidade: Nossa Senhora D’Ajuda, São José Operário e Nossa Senhora da Conceição.

A liderança espiritual de Dom Edson, que completa quase 30 anos à frente da diocese regional, foi o ponto alto dos discursos dos parlamentares. Os vereadores destacaram o papel essencial do clero na evangelização, na justiça social e no amparo aos mais vulneráveis, contando também com a presença marcante de padres de diversas paróquias, representados pelo Padre Alessandro Colen, da paróquia local. O prefeito portosegurense Jânio Natal também foi amplamente elogiado por sua vasta e influente trajetória política na Costa do Descobrimento.
Em seu pronunciamento de agradecimento, Dom Edson dividiu os méritos com a comunidade:

“O título de cidadão honorário não é apenas um reconhecimento pessoal, mas também uma valorização de toda a Igreja que caminha junto com o povo. Essa honraria reforça a minha responsabilidade e o meu compromisso no cuidado e zelo pela cidade de Itapebi, que sempre me acolheu com tanto carinho.”
Conheça o perfil dos novos Cidadãos Itapebienses:
Dom José Edson Santana de Oliveira
Natural de Duas Serras (BA), nasceu em 3 de novembro de 1952. Foi ordenado sacerdote em 1978 e sagrado bispo em 1996, ano em que assumiu como o primeiro Bispo Diocesano de Eunápolis (BA).
Trabalho Missionário:
Fundou o Instituto Missionário Servas do Senhor (1986) e o Instituto Missionário Servos do Senhor (2005).
Atuação na CNBB:
É o bispo referencial nacional para a Pastoral dos Nômades e preside o sub-regional 4 da CNBB (Nordeste 3). Também atua como referencial do Encontro de Casais com Cristo (ECC) e da Pastoral da Criança.
Lema Episcopal:
Dominus Tecum (“O Senhor é Contigo”).
Jânio Natal Andrade Borges

Nascido em Belmonte (BA), Jânio Natal tem uma das trajetórias políticas mais extensas da região. Formado em Educação Física pela UCSal, iniciou a vida pública em Salvador, onde foi eleito vereador em 1988.
Trajetória Legislativa:
Foi eleito deputado federal em 2010 e exerceu quatro mandatos como deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (eleito em 1990, 1998, 2014 e 2018).
Executivo Municipal:
Possui um histórico único de gestões no extremo sul baiano. Foi prefeito de Belmonte por três mandatos (eleito em 1992, 2000 e 2016). Em 2004, conquistou a prefeitura de Porto Seguro pela primeira vez, retornando ao cargo após vencer as eleições de 2020, sendo o atual gestor do município vizinho.

Portal ItapebiAcontece – A informação com credibilidade no coração da nossa cidade.






Deixe uma resposta