Governo norte-americano anunciou queda na sexta-feira, 14 – Foto: Reprodução
Redução de Tarifas dos EUA: Corte é de 10%, Abaixo da Expectativa do Brasil

Após a repercussão do anúncio de redução nas tarifas de importação de produtos brasileiros como café, carne e açaí, feito na noite de sexta-feira, dia 14, o governo dos Estados Unidos (EUA) detalhou o percentual exato do corte imposto ao Brasil.
O “tarifaço” original, que era de 50% desde agosto, foi reduzido em 10 pontos percentuais. Segundo informações do Ministério da Agricultura, a taxa agora será de 40%. Esta tarifa abrange as chamadas taxas de reciprocidade, que também atingiram outras nações.
Expectativa x Realidade
Havia uma forte expectativa por parte do governo e de exportadores brasileiros pela extinção total das taxas, o que gerou uma comemoração inicial entre aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A negociação para flexibilizar o “tarifaço” vinha ganhando força nas últimas semanas, especialmente após o encontro entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e Lula, realizado em outubro, na Malásia.
Trump Descarta Novos Cortes
Mesmo após o corte de 10%, Donald Trump indicou que novas reduções não devem acontecer.
“Acabamos de fazer um pequeno recuo. Os preços do café estavam um pouco altos. Agora, em muito pouco tempo, eles estarão mais baixos”, afirmou o presidente dos EUA.
O Brasil é o maior fornecedor de café para os EUA e um dos principais de carne, e ambos os produtos têm enfrentado forte alta nos preços no mercado norte-americano, o que motivou, segundo Trump, a ação pontual na redução das taxas.
ItapebiAcontece






Deixe uma resposta