Saiba quem é o favorito para ser o novo Papa; baiano integra Conclave

2 26

Um total de 138 cardeais devem se reunir para escolher, entre eles, o próximo Pontífice

1 38

Dom Sergio da Rocha recebeu o título de cidadão baiano no último 27 de março | Foto: Sara Gomes | Arquidiocese de Salvador

Com o falecimento do Papa Francisco nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, o Vaticano inicia os preparativos para o Conclave, a reunião secreta de cardeais encarregada de eleger o novo líder da Igreja Católica Apostólica Romana. Espera-se que o processo tenha início dentro de 15 a 20 dias.

Um total de 138 cardeais com menos de 80 anos são elegíveis para participar do Conclave, com direito a voto e a serem votados. Entre eles, destacam-se sete cardeais brasileiros, incluindo Dom Sergio da Rocha. Nascido em Dobrada-SP, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil recebeu o título de cidadão baiano em 27 de março e é aguardado em Roma, onde também poderá ser escolhido como o próximo Papa.

No entanto, informações apuradas junto a membros da Igreja Católica no Brasil apontam o cardeal italiano Pietro Parolin, de 70 anos, como o principal favorito para suceder Francisco. Seu perfil moderado é visto como um ponto positivo, capaz de unir as alas progressista e conservadora do Conclave, facilitando a obtenção dos dois terços dos votos necessários para a eleição.

Além de Parolin, outros cardeais são mencionados como possíveis candidatos ao papado. O site especializado “Colégio dos Cardeais” lista os seguintes nomes: Fridolin Ambongo Besungu (República Democrática do Congo), Anders Arborelius (Suécia), Jean-Marc Aveline (França), Angelo Bagnasco (Itália), Charles Maung Bo (Mianmar), Stephen Brislin (África do Sul), Raymond Leo Burke (Estados Unidos), Willem Jacobus Eijk (Holanda), Péter Erdo (Hungria), Fernando Filoni (Itália), Kurt Koch (Suíça), Gerhard Ludwig Müller (Alemanha), Marc Ouellet (Canadá), Mauro Piacenza (Itália), Pierbattista Pizzaballa (Palestina), Albert Malcolm Ranjith Patabendige Don (Sri Lanka), Robert Sarah (Guiné), Daniel Fernando Sturla (Uruguai), Luis Antonio Gokim Tagle (Filipinas), José Tolentino de Mendonça (Portugal) e Matteo Maria Zuppi (Itália).

ItapebiAcontece com informações A Tarde