Imagens: ItapebiAcontece
O Decreto que institui o estado de calamidade pública no município de Itapebi, foi publicado em Diário Oficial nesta segunda-feira (13 de janeiro de 2023).
O Governo de Itapebi publicou e decretou nesta segunda-feira (13), o estado de calamidade pública no município em atendimento às famílias atingidas pelas fortes chuvas que caíram a cidade no último sábado (11/01).
O índice pluviométrico marcou no dia 11 de janeiro, 39 milímetros de chuva em pouco mais de 01h. De acordo com a Sudec, 300 pessoas ficaram desalojadas, 50 desabrigadas e mil foram afetadas.
O volume de água das chuvas que caíram sobre Itapebi, fez com que a água excedesse o limite atingindo principalmente a região central e bairros. Na Cidade Histórica “cidade baixa”, foram identificados com as fortes enxurradas que desciam as ladeiras da cidade berço, estragos em residências de famílias que perderam móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos.
Em socorro às vítimas, as secretarias de Administração e a de Assistência Social desde que tomaram ciência do ocorrido, atuam para a mitigação dos efeitos nas residências, utilizando o efetivo do município.
O Decreto que institui o estado de calamidade pública no município de Itapebi foi publicado em Diário Oficial do Município e será apreciado pelos Poderes Legislativos municipal e estadual de modo a liberar a utilização de recursos extraordinários não previstos no orçamento, bem como a captação de recursos dos Governos do Estado e do Governo Federal.
De acordo com o documento, fica autorizada toda a mobilização dos órgãos municipais para atuarem sob as orientações do Gabinete do Prefeito nas ações e resposta, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de auxiliar as ações de assistência à população afetada pela chuva.
Veja abaixo o decreto.
ItapebiAcontece
Deixe uma resposta