A USF Joathan Ribeiro programou para o dia 21 (quinta-feira), a partir das 18h, uma noite especial, com diversas atividades.
Twitter: @arnaldofenix
Depois do Outubro Rosa, agora é a vez dos homens darem uma atenção especial à saúde. Neste mês, é realizada a tradicional campanha “Novembro Azul”, que tem como foco a prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens.
Em Itapebi, para chamar a atenção sobre o assunto e reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, algumas unidades de saúde estão programando atividades especiais durante este mês e convidam seus pacientes a participarem.
A USF Joathan Cardoso Ribeiro programou para o dia 21 (quinta-feira), a partir das 18h, uma noite especial, com diversas atividades: avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, Avaliação odontológica, atendimento médico, Testes rápidos e coleta para exame de PSA (exame que detecta alterações na próstata, e eletrocardiograma para pacientes a partir de 40 anos). As ações serão na Praça dois de julho “Antiga Praça do “Sempre Verde” no cavaco na “Cidade Baixa”.
Além disso, a equipe da unidade vai aproveitar para dar início à campanha de prevenção contra AIDS, com orientação sobre o teste rápido de HIV e sífilis hepatite B e C, realizado na unidade.
DOENÇA
O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.
O homem deve procurar um médico a partir dos 40 anos ou quando perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina.
Na avaliação da (TACS), Técnica Agente Comunitária de Saúde, Maria Elisabete Cavalcante Bezerra, essa é uma campanha que prioriza a classe masculina, que ainda tem dificuldades para realizar o exame. “É muito importante que o homem também cuide da saúde, pois a prevenção é algo muito importante e principalmente agora quando está mais fácil a realização do exame”, explica. O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele do tipo não melanoma, acrescentou.
“O ‘Novembro Azul’ não só aborda o câncer de próstata, mas também encoraja uma discussão mais ampla sobre a saúde masculina, incluindo questões como doenças cardiovasculares, diabetes e saúde mental, enfocando na importância de cuidar da saúde e realizar exames regulares”, comentou o coordenador da USF da Cidade Histórica “Cidade Baixa” enfermeiro Washington Júnior.
O secretário municipal de saúde Lucas Freitas, destacou que o autocuidado não é fraqueza, mas sim uma demonstração de amor próprio e preocupação com a família. Ele também afirmou que a campanha do Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde integral e de que prevenir é o melhor caminho.
Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, a partir dos 50 anos, podem realizar exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).
ItapebiAcontece
Deixe uma resposta