Foto: Reprodução Web
A Itapebi Geração de Energia, empresa na qual o Grupo Neoenergia detém 100% de participação informou que a vazão excedente precisa ser repassada para jusante da barragem. Elevação do nível pode impactar ribeirinhos e quem navega pela região.
Fotos: Arnaldo Alves – Arquivos / ItapebiAcontece
A UHE Itapebi emitiu um alerta nesta quinta-feira (16) devido aumento no volume de água na Usina Hidrelétrica de Itapebi, informando que nos dias 17 e 18 de janeiro (sexta e sábado) ocorrerá uma grande vazão de água com estimativa superior a 2000m³/s. Cidades em Alerta Itapebi “Cidade Histórica” e Belmonte nos próximos dias. Essa elevação tem ocorrido por causa das chuvas que estão sendo registradas e estão previstas para a bacia hidrográfica do rio Jequitinhonha.
A usina é do tipo fio d’água, de médio porte, seu reservatório possui uma área de 62,48km² e sua barragem possui 620 metros de comprimento e 106 metros de largura.
Conforme informações, a UHE Itapebi opera por meio do conceito chamado ‘’Fio d´agua’’, ou seja, não apresenta capacidade de regularização das vazões, sendo obrigada a repassar a vazão excedente por meio da abertura das comportas.
O aumento do nível da água pode afetar principalmente os ribeirinhos que vivem às margens do rio Jequitinhonha, tanto nas regiões de Itapebi como de Belmonte. Quem estiver navegando pela região também deve ficar atento.
Em nota o Grupo Neoenergia que detém 100% de participação, e é responsável pela implantação e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) de Itapebi, informou ainda que está atenta às ocorrências climáticas.
Veja Nota na Integra
A Usina Hidrelétrica Itapebi esclarece que as defesas civis da região foram informadas preventivamente a respeito da previsão de aumento do volume de água na UHE nos dias 17 e 18 de janeiro com estimativas superiores a 2.000 m³/s. A medida faz parte do Programa de Relacionamento entre a usina e as defesas civis dos municípios. A UHE reitera que está atenta às ocorrências climáticas e que qualquer alteração será compartilhada com os órgãos competentes.
ItapebiAcontece
Deixe uma resposta