Especialistas alertam que o uso do soro vencido pode trazer sérios danos à saúde.
De acordo com noticia do Blog do Edyy, na última sexta-feira, 29 de novembro, uma família de Itapebi procurou a redação do Blog para relatar uma situação ocorrida no Hospital Maternidade Nelson Moura Ferreira envolvendo o uso de soro com validade vencida durante o atendimento a uma criança de 3 anos.
Segundo o blog, ao questionar o médico responsável, a família afirmou que não recebeu nenhum esclarecimento por parte do profissional “virou as costas”.
(Imagem: Reprodução Bolg do Edyy)
A enfermeira presente, por sua vez, teria minimizado a gravidade da situação, alegando que o uso de medicação vencida não representa riscos.
Ainda segundo a reportagem do Blog do Edyy, especialistas alertam que o uso do soro vencido pode trazer sérios danos à saúde. Produtos fora do prazo de validade podem estar contaminados por fungos ou bactérias, colocando o paciente em risco de desenvolver efeitos colaterais graves, como febre, calafrios e até mesmo o chamado “choque epirogênico”, uma ocorrência inflamatória grave causada por contaminantes no soro.
O Hospital é gerido pela Prefeitura Municipal de Itapebi.
Procurado pela reportagem do ItapebiAcontece; o Secretário municipal de saúde de itapebi disse:
Arnaldo, diante o caso de denúncia sobre administração de soro vencido informo que a secretaria não foi procurada, mas que foi sim realizada a apuração do caso, onde a equipe plantonista do dia foi consultada pela administração hospitalar, onde foi informada que a família foi orientada, acompanhada e esclarecida sobre o baixo risco a paciente na administração desse tipo de soro fora da data de validade, não deixando de se realizar o tratamento.
Gostaria de esclarecer que o estoque de farmácia do hospital é checado diariamente, e todas as medicações e produtos vencidos são descartados.
O que aconteceu foi a existência de uma única unidade de produto vencido junto ao lote conferido em nota, onde foi entregue no hospital na mesma data do ocorrido.
Um erro como esse não estou aqui querendo justificar ao ponto de diminuir nossa responsabilidade, mas gostaria de tranquilizar os usuários dos serviços da unidade hospitalar quanto ao cuidado e atenção da equipe na realização de todos os procedimentos, que podemos comprovar através da inexistência de outras ocorrências desse tipo em todo histórico.
Enfim, como gestor da saúde, me coloco a disposição para qualquer esclarecimento. Finalizou o Secretário.
ItapebiAcontece
Leave a Reply